sexta-feira, 25 de maio de 2007

um Já foi Citado, Falta o outro! hé, hé, hé, hé...

Tá chegando,Tá chegando!
Enquanto no Senado o clima é de cautela, na Câmara, os principais líderes demonstram constrangimento em dar declarações e falar abertamente sobre a denúncia de que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria despesas pessoais custeadas por empreiteira. Além disso, há uma preocupação causada pela percepção de que o episódio desgasta ainda mais o Legislativo. O presidente do Senado preside, constitucionalmente, o Congresso Nacional.

A avaliação é que o eventual afastamento de Renan do cargo vai depender da pressão da mídia nos próximos dias, com cobranças e questionamentos sobre a posição do presidente do Senado.

Também é considerada fundamental para o futuro de Renan a reação dos parlamentares, tanto dos senadores quanto dos deputados. Se a autoridade de Renan for desafiada com discursos nos plenários, por exemplo, a permanência do senador no cargo poderá ficar insustentável, avaliam lideranças na Câmara. Essa temperatura parlamentar poderá ser melhor medida a partir de terça-feira, porque a denúncia encontrou o Congresso já esvaziado por causa do final de semana. Na avaliação de lideranças parlamentares, não partirá de Renan a iniciativa espontânea de se afastar da presidência do Senado, cargo para o qual foi eleito por duas vezes, ou seja, dependerá das pressões.

Nenhum comentário: